Guia Completo Para Quem Quer Começar a Investir

Escrito por  Cash Rápido  |  Investimento  |29/04/2019



ANÚNCIOS


Investimentos de renda fixa são os menos arriscados e mais recomendados para os investidores de perfil conservador. Geralmente a partir de 100 reais você já pode começar a investir!



ANÚNCIOS


Começar a investir é muito mais simples do que se imagina. Se você consegue pagar todas as suas contas em dia e termina o mês com dinheiro extra, chegou a hora de começar a investir. Como novato no mercado financeiro, você irá se deparar com muitas siglas: CDB, LCA, LCI, portanto reunimos dicas que devem ajudar você a entrar nesse mundo de maneira fácil e segura.

Começar a investir é muito mais simples do que se imagina. Não é necessário um conhecimento muito profundo sobre o mercado financeiro e muito menos ser dono de milhares de reais. 

O que é investimento? Porque investir? Como e onde começar a investir? Quais são os tipos de investimento disponíveis? Calma! Entendemos que você provavelmente seja iniciante no mundo do investimento, mas também pode obter bons lucros!



ANÚNCIOS




ANÚNCIOS


Investimento Para Iniciantes

Investir é a maneira mais fácil de aumentar seu patrimônio. Os investimentos são produtos criados pelas mais diversas instituições com o intuito de captar recursos, oferecendo benefícios em troca, como a rentabilidade. 

Em outras palavras, investir significa emprestar seu dinheiro para recuperá-lo com lucro.



ANÚNCIOS


Para você que está decidido a começar a investir, o primeiro passo é descobrir em que categoria de investidor você se enquadra. No mercado financeiro, os investidores são classificados em três segmentos:



ANÚNCIOS


  • Conservadores;
  • Moderados;
  • Arrojados.

Antes de passar para a próxima etapa e começar a investir, você precisa entender em qual segmento você se encaixa. Por exemplo, se você é o tipo de pessoa que não está disposta a perder nenhum centavo, mesmo que o rendimento de seu dinheiro demore a aparecer, você é um investidor moderado.

4 Razões Para Investir

Existem inúmeras razões para começar a investir. Embora essa escolha seja particular e dependa principalmente do estilo de vida e dos desejos de cada pessoa, reunimos as principais razões que levam um iniciante a entrar para o mercado financeiro.



ANÚNCIOS


  1. Independência financeira:

A maioria das pessoas sonha com a independência financeira. O brasileiro não tem preguiça de trabalhar, mas nem sempre é bem recompensado pelos seus esforços. A independência financeira permitirá que você se livre das incontáveis horas extras no trabalho.

  1. Realizar sonhos:

Muitas pessoas sonham em viajar para fora do Brasil. Estudar fora ou simplesmente conhecer novas culturas empolga muita gente. Outras planejam um casamento enorme, reunindo amigos e toda a família. Independente de qual seja seu sonho, começar a investir vai ajudar a realiza-lo.



ANÚNCIOS


  1. Viver melhor:

Pagar as dívidas. Ter um carro, uma casa e comida na mesa. Conquistar um bom plano de saúde e uma reserva para eventuais emergências. Começar a investir é um excelente meio para conquistar um estilo de vida tranquilo, saudável e sem grandes preocupações.



ANÚNCIOS


  1. Aposentadoria:

Outro motivo bastante recorrente na lista de quem decide começar a investir é se preparar para o futuro. Fazer um pé de meia e garantir uma aposentadoria tranquila é uma das razões que mais incentivam as pessoas a mergulhar no mercado financeiro.

Tipos de Investimentos Disponíveis

Para você que pretende começar a investir, entenda que você pode aplicar seu dinheiro em quase tudo, desde ações, títulos do governo, fundos, Tesouro Direto até segmentos mais exóticos. Os investimentos de renda fixa são menos arriscados e recomendados para os investidores de perfil conservador. São eles:

  • Caderneta de Poupança.
  • Títulos Públicos.
  • Certificados de Depósito Bancário (CDB)
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI)
  • Letras de Crédito do Agronegócio (LCA)
  • Fundos de Renda Fixa.
  • Debêntures.

As instituições financeiras estão preparadas para atender iniciantes, ou seja, pessoas como você, que decidiram começar a investir recentemente. Sabendo o tipo de investidor que você é e o porquê de investir, a instituição terá condições de armar um plano de investimento perfeito para atender suas expectativas.



ANÚNCIOS



ANÚNCIOS



Como e Por Onde Começar?

Após entender em qual categoria de investidor você se encaixa e definir o seu objetivo, você precisa decidir onde investirá o seu dinheiro. 

O próximo passo é procurar pelo seu banco ou por uma instituição financeira especializada em investimentos.

Escolhida a instituição de sua confiança, você precisa decidir entre investimentos de curto, médio e longo prazo. Portanto, tenha em mente por quanto tempo você quer deixar o seu dinheiro aplicado. Essa escolha é de extrema importância para o resultado de seus lucros, e deve ser feita antes de começar a investir.

>