Entenda a relação do P2P com o mercado de Criptomoedas

O sistema peer-to-peer é chamado de porta a porta, que representa um modelo de rede distribuída e descentralizada. A sua relação com as criptomoedas, é que a tecnologia por trás delas segue esse modelo.

Peer-to-Peer

Para quem não sabe, na ciência da computação, o peer-to-peer é um tipo de rede distribuída, onde os computadores que se conectam ao sistema também funcionam como servidores.

No caso do universo das criptomoedas, o P2P é uma espécie de transação que acontece diretamente entre os usuários, sem a necessidade de uma terceira parte. Não entendeu nada? Calma que a gente explica.

Para entender melhor, vamos começar falando sobre o que é o Peer-to-Peer e como essa arquitetura está por trás da tecnologia das criptomoedas que permite a negociação diretamente de usuário para usuário.

Primeiramente, o que é o Peer-to-peer?

O sistema Peer-to-Peer, significa ponto a ponto. Isso na informática se refere a um tipo de arquitetura de rede de computadores em que cada participante é também um servidor e ajuda a manter o sistema funcionando.

Esse é um tipo de organização diferente de uma rede de computadores convencional, na qual há apenas um servidor central que pertence a alguma entidade, provendo um determinado serviço aos clientes.

Quando Satoshi Nakamoto, pseudônimo dado ao criador do Bitcoin, publicou o white paper no final de 2008, ele escreveu no documento que a criptomoeda seria um sistema de dinheiro eletrônico peer-to-peer.

Para você imaginar como funciona uma arquitetura P2P, pense em diversos computadores conectados pelo mundo a um mesmo software. Quando ocorre essa ligação virtual, os computadores passam a ter acesso a algum benefício do sistema e em troca dão sustentação a ele.

Como funciona a tecnologia Blockchain

Agora que você já entendeu o que é Peer-to-Peer fica mais fácil entender como funciona a tecnologia Blockchain. Resumidamente existem vários computadores que compõem a rede, e para ter acesso a ela é preciso resolver um desafio criptográfico.

Isso exige um grande poder computacional que dá segurança a rede. Ao resolver o problema, você passa a fazer parte da rede e como recompensa ganha uma certa quantidade de bitcoins que vão para sua carteira virtual.

Esses bitcoins podem ser negociados de duas maneiras: por meio de uma exchange ou através da rede peer-to-peer, ou seja, vendendo diretamente para quem está interessado na compra.

No caso das exchanges, elas funcionam como uma espécie de Bolsa de Valores. Lá é possível fazer vendas e compras de Bitcoin, além de mantê-lo armazenado na sua conta dentro da Exchange.

Essa é inclusive a maneira mais fácil de adquirir bitcoins, uma vez que você pode comprar e vender com muito mais facilidade. Entretanto, por se tratar de uma rede descentralizada, você pode fazer a aquisição via P2P.

Compra e venda de Bitcoin via P2P

Para fazer a compra e venda de Bitcoin via P2P você precisa encontrar alguém que esteja interessado no caminho oposto. Ou seja, se você está vendendo, precisa encontrar alguém interessado em comprar, ou vice versa.

Isso pode acontecer em conversas no WhatsApp, no Telegram, redes sociais ou até mesmo em sites. É durante a conversa que os detalhes da negociação são formalizados, como o pagamento, prazos, etc.

Assim que o pagamento é feito, o detentor do Bitcoin faz a transferência da criptomoeda da carteira dele para sua carteira. No entanto, esse é um sistema um pouco menos seguro na compra de criptomoedas.

Afinal, tanto o vendedor quanto o comprador precisam confiar um no outro. E, por essa razão, as negociações por meio de exchanges são as mais indicadas. Embora, o ideal seja o armazenamento da criptomoeda em uma carteira hardware.

Agora você já sabe o que é uma rede P2P e como as criptomoedas podem ser negociadas diretamente por meio desse modelo. Gostou? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais.

Compartilhe:

spot_img

Related articles

Cartão de Crédito Santander SX

Um dos cartões de crédito que está ganhando um grande espaço no mercado é o cartão Santander SX....

Cartão Superdigital

Para não ficar para trás no processo de digitalização, recentemente o Santander adquiriu o Superdigital que passou a...

Cartão Carrefour

Um dos cartões de crédito que tem ganhado bastante notoriedade no país é o cartão Carrefour. Afinal, ele...

Cartão Neon

Para quem está em busca de uma conta digital com um cartão de crédito de fácil aprovação, uma...
>