Empréstimo Online: Principais Dúvidas Respondidas

Escrito por  Cash Rápido  |  Dicas, Empréstimo  |09/09/2019



ANÚNCIOS




ANÚNCIOS


O Brasil vive a onda das fintechs – empresas que oferecem serviços financeiros por meios tecnológicos. Atualmente, o país conta com cerca de 400 fintechs, segundo um estudo realizado pela Finninovation. Desse montante, 15% representa a área de empréstimos online, com o total de 56 startups.

Apesar do aumento das fintechs de empréstimo muitas pessoas ainda tem dúvidas quando o assunto é pegar um empréstimo online. O principal ponto de dúvidas das pessoa é justamente a falta de informação. Por ser novidade, o fato de tomar crédito online traz muita desconfiança para as pessoas, mas a seguir responderei algumas das perguntas mais frequentes quando o assunto é empréstimo online.  Confira a seguir:

Preciso Fazer Depósito Antecipado Para Conseguir Aprovar Crédito Online?

Esta pergunta é campeã quando o assunto é empréstimo pessoal. Se alguma pessoa ou empresa pedir adiantamento para liberar empréstimo, fique sabendo que a chance de você estar caindo em um golpe é enorme. Fique atento!



ANÚNCIOS




ANÚNCIOS


Para pedir um empréstimo online, você deve entrar em contato com a empresa através do site. Na sequência, vai preencher seus dados através do cadastro para que a empresa faça uma análise do seu perfil. Após todo o processo de documentação, análise de crédito e validação dos documentos, há o processo de formalização do pedido caso seu pedido seja aprovado. Com o contrato firmado, você receberá o valor contratado direto na sua conta corrente. Só após isto que há o pagamento das parcelas do empréstimo.

O Processo Para Conseguir Crédito Online é Mais Rápido?

Correto! Pelo fato da operação ser feita online, sem a necessidade de ir até a instituição para tomar o crédito, os processos costumam ser mais rápidos. Basta acessar o site da empresa para poder solicitar a análise do seu pedido. Aquela história de ir até uma agência conversar com um gerente já é passado.



ANÚNCIOS


É importante lembrar que, dependendo do modelo do empréstimo, por exemplo, aqueles que pedem garantia, o trâmite pode ser um pouco mais longo. No entanto, no geral, os empréstimos online têm o benefício de serem mais ágeis e simples.



ANÚNCIOS


Consigo Pedir Empréstimo Online Mesmo Negativado?

Conseguir empréstimo online mesmo estando negativado é uma realidade. Existem algumas maneiras de conseguir empréstimo online mesmo estando negativado no mercado. Mas você deve estar ciente que as condições não serão as melhores. Isso porque, para que a instituição que fornecerá o crédito consiga se manter protegida de eventuais calotes, as taxas e condições de empréstimo serão mais caras que o habitual.

Segundo especialistas tentar resolver a dívida e limpar o nome antes de tomar o empréstimo é sempre a melhor opção. Mas, sabemos que em alguns momentos isso não será possível. Para estes casos existem as opções de empréstimo com garantia, empréstimo consignado, refinanciamento e penhor.



ANÚNCIOS


Empréstimo Online é Mais Caro?

Empresas que oferecem crédito online normalmente conseguem dispor de taxas menores. Pelo fato de atuarem em plataformas 100% digitais seus custos são mais enxutos. A estrutura de uma Fintech é bem mais simplificada do que uma instituição tradicional. Este modelo sem agências físicas traz economia que é repassada ao usuário, diminuindo assim o custo da operação com a prática de juros menores.

Com as mudanças implementadas pelo governo a partir de abril de 2018, muitas empresas que ofertam empréstimo online passaram a operar como Sociedade de Crédito Direto (SCD) e Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP). Com isso, elas podem conceder crédito com seus próprios recursos (no caso da SCD) e intermediar o empréstimo entre dois agentes (no caso da SEP), além de manter contas de pagamento, prestar análise de crédito e cobrança. Tudo isso sem a intermediação de um banco, reduzindo consideravelmente o custo operacional das Fintechs.



ANÚNCIOS


Além disso, por se tratar de um ambiente digital, o crédito online é mais acessível: qualquer pessoa com acesso a internet pode solicitar o crédito. Tal medida faz com que o credor tenha mais cuidado para avaliar o empréstimo, o que diminui o risco da operação. Consequentemente, o crédito pode ser concedido com taxas menores e mais acessíveis.



ANÚNCIOS


>