Empréstimo consignado: descubra como calcular sua parcela!

Escrito por  José Carlos Sanchez Júnior  |  Empréstimo  |04/03/2022



ANÚNCIOS




ANÚNCIOS


O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito cujo valor da parcela é abatido diretamente do salário ou benefício do tomador do empréstimo. É possível, inclusive, descobrir o valor da parcela antecipadamente.

Crédito Consignado

Empréstimo consignado

Todo começo de ano é um verdadeiro sufoco. Afinal, é IPTU, IPVA, matrícula e material escolar, além das parcelas dos presentes de final de ano. E para conseguir colocar as finanças em ordem, muitas vezes precisamos recorrer a empréstimos.

Uma das melhores alternativas são os empréstimos consignados. Afinal, eles possuem uma taxa de juros mais atrativa e um prazo mais estendido para pagamento. Isso ajuda qualquer pessoa a respirar.



ANÚNCIOS




ANÚNCIOS


Neste tipo de empréstimo o valor das parcelas é deduzido diretamente da fonte de pagamento ou do auxílio em caso de aposentados e pensionistas do INSS. Quer saber como calcular a parcela do seu empréstimo? Então vem com a gente.

O que é o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade exclusiva para trabalhadores assalariados CLT de empresas privadas, aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e militares das forças armadas.



ANÚNCIOS


No Brasil, por conta da rotatividade dos funcionários na iniciativa privada, esse tipo de empréstimo é um pouco menos comum para os trabalhadores assalariados CLT. São poucas as instituições que oferecem o crédito consignado para esse público.



ANÚNCIOS


Neste tipo de empréstimo o valor da parcela é deduzido automaticamente do benefício, e de acordo com a Lei nº 10.820, sancionada em 2003, o limite da parcela não pode ser superior a 35% do salário ou benefício.

Vale destacar que esse percentual é válido para todos empréstimos e não de forma isolada. Ou seja, se você já tem um empréstimo cujo valor das parcelas é de 20% do seu salário, então o próximo empréstimo não poderá ter valor de parcelas superior a 15% do ordenado.



ANÚNCIOS


Quem oferece empréstimo consignado no Brasil?

No Brasil, o crédito consignado é oferecido por instituições bancárias e financeiras autorizadas pelo Banco Central. Cada uma define para quem será destinado o empréstimo, assim como as condições de prazo e taxa de juros.

Portanto, tanto as taxas de juros quanto o prazo de pagamento podem variar de instituição para instituição, mas costumam girar em torno de 2% ao mês, com prazo de pagamento em torno de 72 a 96 meses.



ANÚNCIOS


Conforme dissemos, a maioria dos bancos e financeiras destina esse tipo de empréstimo somente para funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS. Mas algumas instituições como o Bradesco também possuem opção de consignado para funcionários CLT.



ANÚNCIOS


CARTÃO DE CRÉDITO PAGBANK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO DE CRÉDITO PAGBANK

FÁCIL ACEITAÇÃO
 
INTERNACIONAL
Todo o dinheiro investido em CDB vira o limite do cartão
Você permanecerá no site atual

Como calcular a parcela do empréstimo consignado?

Normalmente a instituição que oferece o crédito consignado costuma disponibilizar um simulador para que você encontre o valor da parcela. Também existe o simulador online e aberto do Banco Central.

Nele é preciso preencher o número de meses que será pago o empréstimo, a taxa de juros mensal, o valor da prestação e o valor financiado. Depois é só clicar em calcular para achar o valor das parcelas.

O interessante desse simulador é que você pode fazer o comparativo de diversos bancos. Mas para isso é preciso consultar cada instituição para saber quais são os juros cobrados, além de outros encargos.



ANÚNCIOS



ANÚNCIOS



A única desvantagem desse simulador é que ele não leva em consideração o IOF (Imposto sobre Operação Financeira) e outros encargos como a Taxa de Abertura de Crédito (TAC), por isso o valor das parcelas será aproximado.

Vale a pena solicitar um empréstimo consignado?

Por ser um empréstimo com uma taxa de juros razoavelmente baixa e um prazo de pagamento mais estendido, o empréstimo consignado se torna uma excelente alternativa para quem está precisando de dinheiro.

Entretanto, como o valor das parcelas é descontado diretamente do seu pagamento é preciso se organizar muito bem para não se atrapalhar depois. Até porque, 35% do seu salário ficará comprometido.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.



ANÚNCIOS




ANÚNCIOS


>