Para quem deseja fazer o dinheiro render e não passar sufoco no final de mês, é importante marcar todos os gastos e pensar em um planejamento financeiro para não realizar compras desnecessárias.
Dicas para o dinheiro render
O último mês do ano está chegando ao seu final. Geralmente essa é uma época que costumamos tecer planos para começar no ano seguinte. Algumas vezes os planos saem do papel, outras vezes não.
Conseguir fazer o dinheiro render até o final do mês e não passar sufoco foi, na verdade, o objetivo de todo brasileiro neste ano de 2021. Afinal, a renda curta acompanhada do crescimento da inflação judiou dos brasileiros.
Dessa forma, para que 2022 seja um ano melhor e você não passe mais tanto sufoco, separamos 5 dicas para você começar a fazer o seu dinheiro render. Quer saber quais são elas? Vem com a gente neste post.
1 – Procure anotar todas as suas despesas
Não há caminho fácil para fazer o dinheiro render. Para isso precisamos ter um olhar bem mais analítico sobre os nossos gastos. E não há outra forma, a não ser anotar todas as nossas despesas.
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, existem alguns softwares que ajudam no controle financeiro, pois possibilitam uma marcação de tudo que gastamos divididos em diversas contas.
Para quem não tem ainda muita facilidade com a tecnologia, procurar marcar todos os gastos em uma planilha de Excel, pode ser um bom caminho para começar então a realizar os devidos cortes.
2 – Tenha o dinheiro do cartão de crédito aplicado
Gastar no cartão de crédito é realmente muito bom. Afinal, hoje ganhamos pontos, milhas e até mesmo cashback ao concentrar nossos gastos no cartão. Entretanto, ele pode ir de aliado a vilão em pouco tempo.
O ideal é que você tenha o valor que gastou no cartão aplicado. Por exemplo, se você tiver R$ 1 mil guardado, gaste somente isso no cartão. Por mais que você tenha recebimentos no mês seguinte, essa é uma grande segurança para você não se atrapalhar.
3 – Comece a construir sua reserva de emergência
A reserva de emergência representa também uma segurança a mais nas nossas finanças. Por isso, a sua construção é fundamental para evitar imprevistos no final do ano e gerar mais tranquilidade financeira.
Então, se você ainda não tem uma reserva de emergência construída, comece a pensar na construção dela. Afinal, essa é uma maneira de você chegar no final de mês um pouco mais tranquilo com suas finanças.
4 – Pense em fazer uma renda extra
Se o seu salário está muito apertado, e você não tiver como construir uma reserva de emergência somente com ele, é preciso pensar na possibilidade de fazer uma renda extra para ter mais dinheiro.
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia está cada vez mais fácil procurar alguma coisa para fazer e ganhar um dinheiro extra. Por exemplo: você pode ser design, redator, editor de vídeos ou até mesmo social media.
Existem diversas opções de profissões que possibilitam conseguir ter um dinheiro a mais no final do mês. Além disso, você pode pensar também em alternativas mais tradicionais, como por exemplo, fazer entregas.
5 – Tenha um planejamento financeiro
Por fim, tenha um planejamento financeiro. Se você sabe o que pode gastar fica muito mais fácil de não perder o controle. Principalmente quando o assunto é compra por impulso que é tão comum nessa época do ano.
Por mais difícil que possa parecer, se você tiver bastante disciplina e controle do seu orçamento, é possível não passar aperto no final do mês, ainda mais em dezembro quando o final do mês é reveillon.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.